quarta-feira, 1 de junho de 2011

Arctic Monkeys - Suck it and See



O Arctic Monkeys surgiu no ínicio da era em que os cds estavam mortos e mesmo assim venderam, e venderam muito, batendo vários recordes na terra dos quatro reis da música pop e no mundo todo. Da época em que o “Whatever people say i am, that’s what i am not” saiu até o recém vazado “Suck it and See”(o disco físico ainda não saiu), passaram- se apenas cinco anos. Tempo mais do que suficiente para Alex Turner torna-se um dos melhores letristas de sua geração.


“Suck it and See” é, sem dúvidas, o disco mais pop da banda. Para o bem e para o mal. Funciona mais ou menos como uma continuação do “Humbug”, disco que dividiu a opinião dos fãs por se tratar de um álbum mais “paradão”, diferente daquele Arctic Monkeys dançante e veloz que todo mundo estava acostumado. Se quem for ouvir o novo trabalho espera ouvir a mesma banda dos dois primeiros discos vai se decepcionar, mas quem curtiu a pegada do “Humbug” ficará satisfeito com o “Suck it and See”. O que ouvimos agora é uma emulação, uma adaptação do “estilo” criado no disco anterior. Melodias harmoniosas, refrões grudentos, referências pops, humor inglês, letras maduras, distorções, ah ah ahs, shalalas e yeah yeah yeahs desfilam por todo o disco.


O álbum abre com a excelente “She’s Thunderstorms”, passa pela apagada “Black Teacle” e chega à polêmica “Brick by Brick”. Cantada na maior parte pelo baterista Matt Helders, a música brinca com a surf music e toda atitude rock and roll do hard rock dos anos 70, gerando um resultado bem divertido. “The Hellcat spangled shalalala” possui a letra mais enigmática do disco, parece aquelas brincadeiras que John Lennon fazia com animais e viagens de ácido (I am the Walrus, alguém?). “Don’t sit down ‘cause i’ve moved your chair” é pop daqueles bem obscuros, destaque para o solo matador do Jamie Cook. “Library Pictures” é tipo um encontro de “Perhaps vampire is a bit strong but...” com “Do me a favor”.

Outras que merecem destaque são: “Reckless serenade” (marcada pelo - preciso - baixo de Nick O’malley), “Piledriver waltz” (música que faz parte do EP/trilha que Turner gravou para “Submarine”, e que aqui ganha mais peso) e “Suck it and See” (que apesar do nome, é uma das canções mais sensíveis de Turner).


Escute “Suck it an See” livre de preconceitos, afinal, “what you waiting for? To sing another fockin’ SHA LA LA LAAAAAA.”


Top 5


5º - Library Pictures

4º - The Hellcat spangled shalalala

3º - Don’t sit down ‘cause i’ve moved your chair

2º - Reckless serenade

1º - Piledriver waltz




Nenhum comentário:

Postar um comentário