terça-feira, 8 de setembro de 2009

E a Pixar eleva a animação às alturas (mais uma vez).


Desde que o primeiro Toy Story foi lançado (em 1995) que a Pixar nos faz acreditar que a animação totalmente feita em computação gráfica - e agora também em 3D - é a melhor parte da evolução do cinema. As animações do estúdio tratam de assuntos complicados, difíceis de se encontrar em filmes direcionados para crianças (Wall-e e sua severa crítica sobre o futuro da humanidade comprova isso). Em Up - Altas Aventuras, mais um elemento complicado é tratado com estilo, sensibilidade e acima de tudo, sinceridade. A velhice vista no filme é real, qualquer pessoa conhece um senhor que perdeu sua esposa e vive sozinho, emergido em memórias do passado. Favor não confundir com Gran Torino.

Up começa de forma magistral narrando em flashback a história de Fredricksen e Ellie, o casal base para todo o desenvolver do filme. Após a perda da companheira (cena linda), o velhinho passa a morar sozinho na casa onde sempre dividiu com sua amada. Casa que é o maior elo de ligação dele com Ellie, existem outros elos, mas acho que a casa é o mais importante deles.
É justamente com a casa que Fredricksen decide realizar o sonho de infância de sua amada, desbravar as terras selvagens da América do Sul. Com a ajuda inesperada do gordinho escoteiro - Russel - a aventura de uma vida (ou do fim de uma) é iniciada. Fredricksen e Russel já podem entrar pro hall das melhores duplas dinâmicas do mundo pop, a diferença de idade e o modo dos dois lidar com determinadas situações seguram o ritmo do filme e criam ótimas piadas. A adição de um vilão inesperado e os animais codjuvantes são bem - vindas, mas a dupla principal é a grande graça do filme, impossível não torcer pelos dois.
Os conflitos encontrados nos dois personagens também engrandecem o elo com o público, um velhinho tentando dar sentido a sua vida e uma criança querendo chamar atenção do pai ausente.

UP é um daqueles filmes que marcam e nos trazem uma mensagem boa, de vida mesmo. Algo que alguns filmes "sérios" tentam, mas no mercado cinematográfico de hoje só a Pixar consegue fazer isso com propiedade e sem parecer forçado. Mal posso esperar pela próxima animação...




2 comentários:

  1. O melhor filme de animação que eu já vi EVER! Não, Wall-e não é melhor. Lindo, lindo :~

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi, mas fiquei na vontade. Pelo jeito a Pixar continua surpreendendo. E pra melhor...

    ResponderExcluir