quinta-feira, 16 de julho de 2009

Selinhos, Poções e No Rock'n Roll





Tive que assistir Harry Potter e o Enigma do Príncipe duas vezes para poder fazer uma resenha imparcial, mas agora que vou escrever cheguei à conclusão que será ímpossivel, sou fã da série. Mas vamos lá, a essa altura todo mundo que queria ver o filme já deve ter visto, então nada me impede de spoilear à vontade.

O Sexto filme da série e o segundo com a direção de David Yates (Ordem da Fênix) começa de forma categórica, resumindo bem o que aconteceu após o incidente no Ministério da Magia, mostra Harry e Dumbledore virando notícia e confirmando o que Potter tentava mostrar à comunidade bruxa desde o 1º livro: Voldemort está de volta e mais determinado do que antes. A partir dessa cena, o filme toma um rumo diferente do esperado por quem leu o livro; Harry pegador! A idéia é boa (admito) mas totalmente desnecessária no contexto do livro, que tem como função ser o prelúdio do "pra valer" que é (será) o último filme, dividido em duas partes pela Warner e dirigido pelo mesmo Yates.

Essa cena de Harry sendo paquerado por uma garçonete pontua o início do clima descontraído que outras cenas serão tratadas, algumas vezes acertadas (Rony e o Quadribol/ Rony e Lilá Brown) e outras vezes constragedoras (Harry sobre efeito da poção Felix/ e todas as outras cenas centradas nos relacionamentos adolescentes, em especial, Harry e Gina). A parte mais "séria" e importante para o desenrolar da trama até que funciona bem pra quem não leu o livro, mas para quem leu é IMPOSSÍVEL não ficar indignado com A Toca sendo queimada ou com a falta de participação da Armada de Dumbledore na batalha de Hogwarts. Cenas que seriam crucias para um filme perfeito também ficou de fora, como o enterro de Dumbledore e a confusa (?) explicação sobre as Horcruxes, tema central no próximo filme.

Imagino que não seja fácil dirigir uma super franquia desse porte, o estúdio deve dar palpite no roteiro, a autora (J.K. Rowling) não quer ver seus personagens descaracterizados e os fãs querem ver suas cenas preferidas na tela. Tarefa complicada, que na minha opinião, só foi cumprida com estilo por Alfonso Cuarón em o Prisioneiro de Azkaban. E que Yates não conseguiu cumprir com o Enigma do Príncipe, ao final do filme o telespectador não sabe se fica com raiva ou satisfeito. Mas enfim, minha opinião parece que não foi a mesma do público geral, o filme já bateu o recorde de bilheteria no mundo todo, ultrapassando o Cavaleiro das Trevas.

Fico agora SUPER receoso com a conclusão da franquia, e afirmo com toda certeza, nunca mais irei a uma pré-estréia de Harry Potter! Os tempos mudaram e hoje em dia os "fãs" só ligam para...sei lá para o que aquele povo ligava. O filme que não era, acho que o hype é maior do que a adaptação neste caso...




3 comentários:

  1. achei um dos melhores filmes da série. Como filme ele é muito bom, eu ñ vou ao cinema querendo ver uma copia fiel do livro, se eu quiser isso eu releio o livro e pronto, quero ver algo que me acrescente. Acho q o problema do povo q crítica e tal é pq ñ conseguem diferenciar um livro de um filme. Tem muita coisa q funciona bem no livro, mas q ñ funcionaria da mesma forma em um filme. Tudo bem q ficaria 100% melhor se tivesse o fight fatal no final como tem no livro e ficou algumas coisas meia q só quem já leu o livro entende. Mas pelo q andei lendo, o 7º e 8º filmes vão conter um monte de flashbacks relacionados a essa 6ª parte da série. Por isso q acho q o Yates foi o melhor diretor até agora, ele conseguiu transforma o "filme do livro de harry potter" em um "filme de harry potter". Desde o 5º filme q a pessoa percebe q ele ta semrpe pensando na continuação, diferentemente dos anteriores.....

    ResponderExcluir
  2. carai, ela falou EXATAMENTE o que eu tinha dito, tenso o.o

    o que revolts nesse filme é o final, sem armada e sem enterro decente. de resto, concordo com a moça acima (tirando a parte do "um dos melhores filmes da série", claro) /aline

    ResponderExcluir
  3. Achei um filme regular como todos os outros na verdade, a empolgação surge por ser um fã da série e gostar de visualizar tudo aquilo que li. Pelo menos algumas partes.
    Eu achei a tal ta Lavender Brown super exagerada, apesar de engraçadinha e a parte em que Harry toma a Poçao Felix Felicis ou algo assim, é uma das minhas favoritas, achei que foi uma das melhores atuações do Daniel Radcliffe, que na minha opinião são sempre bastante insôssas, ele conseguiu ficar bem natural sem forçar a barra.
    Confesso que nem lembrava se a toca havia sido queimada ou não, pra mim nao fez diferença. Mas realmente, a batalha entre as pessoas da escola e os Death Eaters fez falta.

    Uma opinião sobre Alfonso Cuarón, acredito que ele seja um grande diretor, mas o filme de Harry Potter dele é super OVERRATED!
    Pronto! Falei!

    ResponderExcluir